A água de coco é uma das bebidas naturais mais populares no verão, mas que também pode fazer parte de uma alimentação saudável ao longo do ano todo.
Constituída basicamente por 93% de água, 5% de açúcares e o restante por substâncias nitrogenadas, vitaminas e sais minerais, a água de coco é uma boa opção para manter a hidratação em dia e ainda apresenta baixo valor calórico, com cerca de 20 calorias a cada 100 ml.
Além disso, a água de coco é muito utilizada em situações em que há a necessidade de repor eletrólitos, como durante o exercício físico ou em casos de desidratação devido a distúrbios gastrointestinais, como a diarreia ou vômitos.
Sua composição rica em potássio, cálcio, magnésio, glicose e demais eletrólitos ajuda no processo de reidratação oral, podendo inclusive ser utilizada como alternativa frente a outros suplementos hidroeletrolíticos.
Outro suposto benefício da ingestão da água de coco, embora não esteja relacionado com a hidratação, decorre de suas propriedades antioxidantes, que podem ajudar na neutralização de radicais livres, principalmente nos exercícios de longa duração.
Além da versão in natura, a água de coco pode ser encontrada na forma industrializada, de caixinha. Antes de adquirir esta versão, é importante atentar-se a leitura do rótulo, pois pode haver diferenças no teor de açúcar, sódio e adição de aditivos químicos.
A versão in natura também pode apresentar diferenças na composição nutricional, de acordo com o estágio de maturação do coco em que foi extraída.