O queijo parmesão é um queijo originário da Itália, pode ser  produzido na região da Emilia Romagna (margem sul do rio Pó), onde esta a cidade de Parma, recebendo o nome de Parmegiano Reggiano. Existe uma rivalidade com outro parmesão o Grana Padano que é produzido na margem norte do rio Pó.
Consumido tanto como queijo de mesa quanto como ingrediente culinário.
Fabricado com leite de vaca, deve ser maturado por pelo menos 6 meses no Brasil e 18 meses nos queijos produzidos de modo tradicional na Itália.
Enquanto o tipo Parma é mais salgado e de forte intensidade de sabor, o Tipo Grana tem uma textura mais fina, forma grãos menores e um sabor mais adocicado.

O pecorino, por sua vez, também é um queijo italiano, mas fabricado a partir de leite de ovelha. Maturado por até 12 meses, suas versões
mais encontradas são o pecorino romano e o pecorino sardo. Esse queijo possui um sensorial mais picante que o parmesão, devido ao uso de coagulante de cordeiro, que possue enzimas que alteram as características do queijo durante o tempo de maturação. Esse queijo também é mais salgado e com maior teor de gordura, em comparação aos parmesões.

Em relação às propriedades nutricionais, de acordo com as tabelas de composição de alimentos do USDA, ambos os queijos têm quantidades parecidas de sódio (1750mg/100g), e o parmesão tem mais calorias e carboidratos do que o pecorino, que por sua vez, possui maior teor de gorduras totais e saturadas (aproximadamente 21,4g de gorduras saturadas a cada 100g, contra 15,5g/100g do queijo parmesão).
Dessa forma, apesar de saborosos, é necessário atentar ao tamanho da porção consumida desses queijos, pois podem ser importante fonte de calorias e gorduras na dieta.