O saquê é uma bebida fermentada tradicional do Japão, feita a partir da fermentação do arroz, com mais de 1300 anos. O arroz utilizado é um arroz polido, de uma variedade especifica (japônica) que pode ser cultivada para cocção ou especificamente para a produção da bebida – existe cerca de 100 cultivares diferentes de arroz de saquê!
Durante a fabricação do saquê, há a quebra do amido do arroz em açúcares, bem como a produção de etanol pelo processo fermentativo.
A partir de ingredientes básicos como arroz e água, somados aos agentes de fermentação (levedura e o fungo koji-kin), torna-se incrivelmente puro, simples e ao mesmo tempo complexo.
Os demais componentes do arroz também são digeridos pelos microrganismos envolvidos na fermentação, o que auxilia na formação dos componentes aromáticos para a bebida.
O resultado é uma bebida transparente ou branca, com teor alcoólico de cerca de 15%. Algumas variações do saquê incluem tipos de aromas mais frutados, ácidos e até uma versão gaseificada, feita através da adição de gás ou de uma segunda fermentação na garrafa.
A National Câncer Center do Japão, fez uma pesquisa com 265.000 homens japoneses e descobriu uma relação direta, na qual, os indivíduos que bebiam saquê todos os dias possuem menor risco de câncer do que os que não consumiam.
Relatos da Universidade de Aichi ressaltam  que alguns elementos fitoquímicos do saque inibem a proliferação do câncer de bexiga, próstata e células de câncer uterino. A glucosamina presente no saquê ativa células anti-tumorais Natural Killer. Além disso, é comprovado que o consumo do saquê tem a menor taxa de mortalidade de cirrose e câncer de pulmão, em relação a outras bebidas alcoólicas, como cerveja e whisky.
O consumo regular e cronico do saque possui relação direta com o aumento da uroquinase, enzima atuante na redução da trombose, podendo ser protetor às doenças cardiovasculares. E, por fim, o saquê também contém cinco tipos de substâncias que inibem a enzima chamada Catepsina B, uma das causas de alergias.
Mas, como sempre, o consumo deve ser moderado.