As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo. Dados divulgados pela revista médica The Lancet, o número representa 35% dos óbitos anuais. * Na atualidade, as doenças cardíacas se agravam em mulheres, cerca de 275 milhões já tiveram algum tipo de problema.*
As mortes pelas doenças podem ser atribuídas por diversos fatores, sendo eles, além do componente hereditário, tabagismo, diabetes, hipertensão, obesidade, poluição do ar ou por patologias menos comuns, como doença de Chagas ou amiloidose cardíaca (proteínas insolúveis que se depositam no coração).
De acordo com dados, já antigos, mas divulgados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação, representam a principal causa de mortes no Brasil, sendo responsáveis por 30% dos óbitos. Nessa época eram mais de 1100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 1,5 minutos (90 segundos). As doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes que aquelas devidas a todos os tipos de câncer juntos, 2,3 vezes mais que as todas as causas externas (acidentes e violência), 3 vezes mais que as doenças respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as infecções incluindo a Aids. A SBC estima que, ao final deste ano, mais de 400 mil cidadãos brasileiros morrerão por doenças cardiovasculares.
A prevenção é simples,  converse e consulte seu clínico, avalie seus riscos, identifique problemas e receba soluções.