O abacaxi é uma das frutas tropicais mais cultivadas no Brasil, com os cultivos se concentrando principalmente em São Paulo e na região do Triângulo Mineiro.
A principal variedade cultivada no mundo é chamada Cayenne, responsável por cerca de 70% da produção mundial do fruto, enquanto no Brasil a variedade mais plantada é a Pérola.
O abacaxi possui um componente chamado bromelina, uma enzima proteolítica utilizada em cosméticos e na indústria de alimentos, como amaciante de carnes ou quando há necessidade de realizar processos de digestão de proteínas.
A capacidade de quebra de proteínas dessa enzima faz com que sua aplicação em carnes diminua a rigidez da peça, aumentando a maciez.
Apesar da bromelina também ser popular como um componente que auxilia na digestão humana, faltam estudos que comprovem se há de fato algum beneficio em relação a esse processo, seja na motilidade digestiva ou nos processos absortivos.
No enfoque nutricional, o abacaxi é uma planta rica em água, com cerca de 86% de umidade, tem poucas calorias (cerca de 48kcal/100g), além de ser fonte de nutrientes como potássio e vitamina C.