A gordura saturada é amplamente distribuída nos alimentos de origem animal, mas também pode estar presente naqueles de origem vegetal, como óleo de coco, de palma, azeite de dendê, margarina e etc. Do total de gorduras na dieta, o aconselhado é que a gordura saturada alcance no máximo 7 a 10% do valor calórico total.
O consumo deste tipo de lipídeo é classicamente associado com a elevação do colesterol do tipo LDL e aumento do risco cardiovascular, e por isso, a ingestão de gorduras mono e poliinsaturadas deve ser priorizada.
Alguns alimentos derivados do porco, como bacon e toucinho, apesar de deliciosos, contém grandes quantidades de ácidos graxos saturados. Por exemplo: em 100 gramas de toucinho frito, podemos encontrar cerca de 20 gramas de gordura saturada. Em 100 gramas de bacon, o valor corresponde em média por 13,7 gramas. Tanto um quanto o outro devem ser consumidos moderadamente, ainda mais no caso do bacon, que geralmente é rico em sódio e aditivos químicos.
Outros produtos como a banha de porco e manteiga, muito utilizados no preparo de alimentos, também são fontes deste tipo de gordura.
Em uma colher de sopa de banha de porco (14 g), metade é de gordura saturada. Falando da banha, a mesma medida possui cerca de 5,5 g.
Quando falamos destes dois, surge a pergunta: qual seria a melhor opção?
O fato é que ambas as alternativas podem ser utilizadas na cozinha, pois são fontes naturais de gordura e com pouco processamento industrial, o contrário de alternativas como das margarinas, algumas, por exemplo, possuem gordura modificada (trans) e uma lista enorme de ingredientes e aditivos.
Obviamente, devem ser utilizados em pouca quantidade, sem excessos, tendo em vista a grande quantidade de gordura saturada e colesterol que podem culminar em alterações de marcadores de risco cardiovascular.